quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

10/02/2010
PEQUENO PAÍS, GRANDE DESASTE
O Haiti é um pequeno país localizado na América Central, especificamente ao sul da placa tectônica do Caribe. A região é frágil devido à uma falha nesta placa. Além das desvantagens geográficas, o país é desfavorecido socio, politico e economicamente. Dentre seus 10 milhões de habitantes, mais do que 5 milhões são subnutridos e vivem com 1 dólar por dia. Estes mesmos haitianos foram submetidos à ditaduras e golpes militares frequentes. Atualmente, as forças da ONU interviram nesta política. Essa nação foi assolado por um terremoto que ocorreu perto da capital no dia 12 de janeiro de 2010.
O abalo sísmico foi devastador, atingindo magnitude de 7,0 graus na escala de Richter. A maior parte das construções caíram, deixando o país e seu povo em ruínas. Algumas pessoas choravam por entes queridos, rezavam em formas de súplicas para que continuassem vivas. Outras estavam sob escombros, talvez vivas, talvez mortas.
Este abalo foi seguido por outros dois menores, disseminando ainda mais o pânico. Os sobreviventes convivem com este medo, e também com a miséria. Há haitianos que preferem viver nas ruas, temendo que caso vivam em edificios, estes caiam após um possível terremoto. A possibilidade existe e está sendo estudada por geofísicos.
Até hoje, foram encontrados 230 mil mortos, superando os números do tsunami de 2004. Todavia, ainda há casos o resgate de um homem vivo em meio de escombros 27 dias após o terremoto. Ainda há esperança.

Juntamente com desastres naturais, está chegando ajuda internacional ao Haiti. Militares de todos os cantos do mundo providenciam água, alimento e conforto à este povo. A ajuda brasileira tem sido significativa, incluindo não apenas discursos do presidente da república incentivando ajuda, mas medidas concretas que já estão sendo efetuadas.

Nenhum comentário: