quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

O tempo passa...

É estranho pensar na aflição que estava antes de vir e na aflição que estou antes de voltar. Quando você começa a ver umas pessoas fazendo contagem regressiva percebe que em 37 dias você estará deixando tudo isso que está vivendo. Toda essa vida que você criou.
Ao mesmo tempo, estará voltando para o conforto dos seus amigos, da sua família, dos seus pais e do seu país. Estará voltando para a sua vida comum.
Mas é aí que as coisas mudam ainda mais – como se já não tivessem mudado o bastante! Você está voltando para a sua vida comum, mas você não é mais como era quando vivia essa vida. Você criou outra e mudou com ela. Então, você voltará para a comum com uma cabeça diferente. Provavelmente essa diferença vai afetar a sua vida também, então a sua vida não será mais comum!
É engraçado ver como as pessoas mudam em todo esse tempo. Elas mudam, mas continuam sendo elas. Continuam sabendo que família é essencial, que os nossos amigos são a família que escolhemos e que não dá pra descrever o amor que sente por todos eles. E principalmente que seus pais são sua base, sua origem, seu amor maior.
Esse amor só não é maior do que aquele que você tem e que você cria por você mesmo.
Aqui, eu cultivo esse amor todo santo dia. Primeiro, porque nem todo dia é fácil, tem dias que você tem que encarar coisas/pessoas/situações que não queria. Segundo, porque depois que você encara tudo isso, descobre que é forte, que encara seus medos sozinha e consegue sobreviver.
Normalmente, tem uma ajudinha da mamãe... Mas é assim que a vida é. E não importa a distância, sempre vai ser.
Falando na mamãe, queria deixar um recadinho que deixará ela orgulhosa. E que mostra que não importa onde ela esteja, antes de tudo ela estará em mim.
Mami, todos os dias quando fico louca e estressada como sempre, lembro de você no trânsito falando para eu não me estressar, porque isso não vai ajudar o trânsito a passar. Aí eu paro de me estressar e relaxo, e deixo estar.
Não faço isso todas as vezes que fico estressada, porque são muitas. Mas na maioria das vezes to fazendo.. E acho que estou melhorando.
Estou melhorando em outras coisas também. Agora uma que não tem jeito (e já quero deixar avisado para vocês que estão me esperando, talvez até com esse detalhe melhorado) é que eu faço e decido as coisas em cima da hora. Para os canadenses eu sou uma ‘last minute person’. Para mim eu só faço o que eu estiver com vontade e um dia antes eu ainda não sei se estou com vontade.
Talvez um pouco de teimosia ainda tenha continuado.
A teimosia deixou estar em um aspecto pelo menos. Vou me explicar.
Acho que nunca vi o Natal como uma grande cerimônia, como um grande negócio. Para mim, era uma data comercial. Era uma tradição que se perdeu. Não era nada demais. Só se tornava demais por causa das pessoas que eu tinha ao meu redor. E agora, em plenas vésperas de Natal, aqui estou eu no país do Natal pelo que percebo! Para eles, Natal é sim uma grande cerimônia, um grande negócio. No final de Novembro as casas já começam a ter várias luzes. A minha host-family me levou para ver jardins com luzes de Natal, exposições de luzes de Natal, shows de Natal. Não sei se essa era uma campanha secreta para eu entender o que o Natal significa. Mas, eu descobri. Provavelmente, eu já estava perto de descobrir quando percebi que Natal só me fazia feliz por causa das pessoas (e olha que na minha família a harmonia não corre solta não!). Agora eu sei, eu sei que Natal, para mim, significa amor.
Dar e receber amor. Dar presentes, doces, comida gostosa. Receber presentes, doces, comida gostosa. Tudo isso em meio a grandes e coloridas luzes.
Nesse ano vou passar o Natal longe das pessoas que fazem ele ser demais. Apesar de todas as confusões! Mas, vou passar bem pertinho das pessoas que me ajudaram a enxergar o que enxergo agora. E vou aproveitar ao máximo, porque sei que no próximo ano não estarei aproveitando com eles. Estarei com eles dentro de mim. E levarei para o Brasil tudo que eles me mostraram, tudo que eles me fizeram enxergar.
Tenho o mesmo sentimento por todo o resto da vida nova que criei aqui. Pelas maravilhosas pessoas (não todas, claro) que conheci aqui. Pelas paisagens que vejo todo dia quando volto para casa. Por tudo.
E aí eu olho para a santa contagem regressiva e deixo ela lá. Ela me faz pensar. Mas não me estressa... Lembro da minha mãe e relaxo. Sinto falta dela. Do meu papi entããão, porque mandar mensagem de bom dia todos os dias não me satisfaz, eu queria mais. Sinto falta dele. Sinto falta de todos que eu amo. De todos que eu queria ter comigo no Natal.
Mas aí eu penso: ‘se em 37 dias eu tô de volta, VOU APROVEITÁ-LOS!’.

E é isso que eu estou fazendo.

Como estou fazendo, não tenho muito tempo para postar, como vocês devem ter percebido. (Como vocês devem ter percebido também não respondi depoimentos e scrapsde feliz aniversário, o que é uma falta de educação. Mas, por favor acreditem que é falta de tempo. MUITO OBRIGADA!)
Enfim, mas, tem uma experiência que vale a pena postar.

EXPERIÊNCIA

Domingo, 6 de dezembro de 2010.
O meu alarme toca as 8h e eu pulo da cama.
- Lu, tá na hora de levantar..
- Carol, ainda não acredito que vamos pular de bungy jumping..
Eu já acreditava. E estava super certa disso.
Subimos, tomamos um leite e fomos embora. No meio do caminho eu lembro que estava sem o meu cartão. E, obviamente, estava na hora certinha. Ou seja, não teria tempo de ir pegar o cartão. Mas, fiz ter. Fiz acontecer. Um caminho que levaria normalmente 20 minutos, durou 8 para mim. Quando eu chego perto do ponto de ônibus, correndo como uma louca, mais vermelha do que um tomate, vejo a Luiza andando calmamente até o ponto. Ainda tinha mais 4 minutos.
Na próxima meia hora fiquei em transe.
Exercício definitivamente não é comigo.
Mas aí eu percebi, eu percebi que estava a caminho do que queria fazer desde antes de vir. Eu só sabia que queria fazer, não entendia muito bem o porque. Depois de saltar, sem dúvidas eu entendi.
O lugar era muito longe. O que deixou nós quatro ainda mais nervosas ou animadas ou enfim. Chegando lá cada uma foi fazer o que achava que devia fazer. Ligar para os pais, não ligar. A minha opção foi não ligar, claro. Se eu ligasse eu ia ter a sensação de que estava a caminho da morte e que estava ligando para falar ‘caso aconteça alguma coisa eu amo vocês’. Mas, se eu estava a caminho da vida, para que ligaria? Ligaria depois, para falar como a vida pode ser sensacional.
Eu fui a primeira (porque ganhei no dois ou um, hahahhaha).
Antes de pular todo aquele nervoso. Na verdade o nervoso das meninas tava me deixando mais nervosa eu acho. Enfim, vi uma montanha LINDA lá no fundo e pensei, AGORA EU VOU VOAR!
O instrutor me deu poucas instruções e lá fui eu.
3, 2, 1... BUNGY JUMPING!
Primeiro segundo: FUDEU! Eu sou uma louca. O que diabos eu estou fazendo aqui?
Todos os outros longos segundos: CARALHO! O MUNDO É MEU. O MUNDO PODE SER MEU. A VIDA É MARAVILHOSA! E aí você vê toda aquela natureza, todo aquele mundão te rodeando e pulando. Parece que você se integra no mundão. Parece que você tá lá, jogada nele. E você percebe que você tá lá, dentro dele. E que está vivendo sua vida ao máximo.
Sem exageros, foi uma das melhores sensações que já tive em toda a minha vida. Comecei a gritar e depois ria, ria sem parar.

A vida é linda.

Eu não estava a caminho da morte, estava a caminho dela.

OBS: Desculpem-me pelos palavrões, eles não foram educados. Foram utilizados como forma de expressão. Nenhuma palavrinha conseguiria descrever aquela SUPER sensação. Aí toda palavra que vinha era palavrão. Quis fazer um texto fiel, aí está ele.

I wish you a Merry Chritmas!


Uma festinha cai bemm!


Adesivo do Canadá é o que há.


17, here I go!


Merry X-mas babeeee..


Feijoada, POR FAVOR!


Sempre comigo


As quatro (quase foram só três né Ca?)


FUDEU!


The World is Mine (Onde está o Olly?)

3 comentários:

Rafa disse...

Ca aproveita mesmo esse ultimo mes!

Malu disse...

Mana, eu tenho muita coisa pra ter falar, sério, to muito feliz por voce! aproveita MUITO, eu ja tinha te falado, chegar é dificil mais deixar é impossivel.Espero por voce (:

Youko Watanabe disse...

Adorei tudo, estava com saudades daqui.. Vejo que nao so eu tenho mil novidades.. bjos