terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Principio da Co-Responsabilidade Inevitável

É realmente este principio tem um nome um tanto quanto rebuscado e confuso. Todavia, posso garantir para vocês que - diferentemente de seu nome - é algo muito simples e lógico quando explicado.
Vou explicá-lo para vocês para mostrar e 'provar' que a humanidade ainda tem cura, ainda tem solução. Basta haver uma mobilização social para isto acontecer.
O Principio da Co-Responsabilidade Inevitável foi criado por um personagem chamado Marco Polo de um livro - O Futuro da Humanidade - de Augusto Cury. Este principio revela que todos os seres humanos são influenciados e influenciam outros grupos, de forma que nenhum ser humano pode ser considerado uma ilha física, psiquica e social no oceano que é a nossa sociedade.
Este processo acontece da seguinte forma: a partir do momento em que uma pessoa toma uma atitude interfere na vida de outras (pessoas) de três formas. Primeiramente, afeta o tempo das pessoas ao seu redor. Afeta então a memória das mesmas pessoas, pois esta sua atitude se agrupa a outras já existentes na lembrança destas pessoas. Finalmente, afeta as reações destas pessoas, consequentemente afetando a qualidade e a frequencia das mesmas.
Eu sei que está confuso e complexo, mas te garanto que tudo isso já fará sentido.
Ao analisar todas as consequencias que um ato pode ter, percebemos que estas se transformam em uma teia interminável. Assim como a cadeia alimentar, uma ação depende da outra para acontecer. Mesmo porque a reação das pessoas em relação à uma ação, pode ser considerada uma nova ação, que irá então repercutir em novas reações, o que fará de todas estas ações e reções um ciclo.
Isto explica como uma pequena ação pode se reverter em um grande passo para a nossa humanidade. Tanto um passo construtivo, quanto um passo destrutivo.
Portanto, depende de nós se esse mundo ainda tem jeito apesar do que o homem tem feito, se a vida sobreviverá ...

A mensagem de tudo isso? Eu deixo nas mãos do meu querido "Marco Polo":
- A humanidade é uma família vivendo numa complexa teia. Somos uma única espécie. Deveríamos amá-la e cuidar dela mutuamente, caso contrário, não sobreviveremos.

14 comentários:

Youko Watanabe disse...

Heeey.. primeiro, obrigado pela visitinha.. adorei, volte sempre!

Eu ja li esse livro e ameeei, tem frases dele que eu levo comigo sempre...

'era uma vírgula feliz..'

Muito bom o post, é bem verdade que se nós mudarmos nossas atitudes, desencadearemos uma revolução no mundo!

Ah.. eu to tendo aula sim.. hhuahaihashaia.. é de curso, de webdesign - com direito a trab e tudo!

Beeijo floor..

Thaís A. disse...

Ah, tá muito bom Cah. Acho que entendi.
HAHAHAHA, você e seus livros intelectuais, eu li sim. Só que não sei muito bem o que dizer :x

Amo você, é.

Unknown disse...

Nossa muito bom o texto, nunca li esse livro, mas parece ser bom! Hehehee
Bejos

Samuka disse...

Valeu pela visita...

Seu blog é bastante interessante.

Voltarei mais vezes

Beijos

@Gioozera disse...

Acima da humanidade ser uma familia
TODOS os seres vivos são
bom não tem muito o que comentar ja que vc falou TUDO no texto
:* beijão e seras sempre bem vinda no meu mundo cosmico da esfera blóguiferá (é correto flar assim? IUSAHIUASHSAUI)

Lilica disse...

Muito bom. Se todos pensassem assim, seria incrivel.

Você acha que se eu colocar esse texto na mesa da chefa sem me indentificar, ela vai melhorar ou vai me demitir por justa causa????? Rsrsrsrsrs!

Beijão

Anônimo disse...

Augusto Cury é fantástico.

Adorei o post, o blog. Muito bom!
Beijos

Anônimo disse...

Li o Livro O FUTURO DA HUMANIDADE, quem gosta de uma boa leitura é bastante recomendável, tem alguma frases muito objetivas....

Anônimo disse...

Este livro é ótimo !!! Hey, você, dona do Blog, anima entrar comigo num trabalho desses? '' Ser Humano Sem Fronteiras'' Tratar da fome física e emocional do 3°Milenio! Caso tenha idéias me mandee: denunciomesmo@live.com . Aguardo

Carolina disse...

olha, eu li este livro e não recomendo, esta teoria é apenas uma váriação da teoria da borbolete, é um livro sem fundamentos

Virgy disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Virgy disse...

Sem fundamento querida é esse seu comenta

Virgy disse...

Sem fundamento é esse teu comentário ridículo e desnecessário. Tenho certeza que nem chegou a ler o livro e ainda se atreve a dizer que não recomenda. Vai se tratar doente!

Virgy disse...

Sem fundamento é esse teu comentário ridículo e desnecessário. Tenho certeza que nem chegou a ler o livro e ainda se atreve a dizer que não recomenda. Vai se tratar doente!